Porto Pinheiro

Porto Pinheiro

Lista de Alunos 2013/14

Ana Margarida, Beatriz Pinto, Bianca Fernandes, Bruno Proença, Carolina Correia, Carolina Brunheta, David Costa,
Diogo Fonseca, Diogo Louro, Francisco Maranhas, Gabriel Carvalho, Jair Balão, Joana Silva, João Pedro, Maria Margarida Borrões,
Mariana Coelho, Mariana Azevedo, Nuno Oliveira, Pedro Saraiva, Rafael Lopes, Rodrigo Moura, Tatiana Farpa.

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Ser Solidários...

Já passaram 4 anos, é verdade! É como se fosse hoje!

Abrimos a Porto Pinheiro, construímos uma equipa e tornamos-nos uma família!

Muitas histórias, muitas vivências, algum trabalho, mas, muito prazer e orgulho por sentirmos que esta escola faz parte de nós e, nós fazemos parte dela.

Pessoalmente, sinto-a como minha casa e os meus alunos (1.ºs alunos da PP) foram e serão para sempre os 1.ºs alunos dela...

No dia 30 de junho de 2014 culminamos a nossa caminhada pelos projetos, quer de escola, quer, sobretudo, de turma, com um que nos deu muita satisfação realizar.

Tudo surgiu com as nossas explorações de poesia na área do Português (sala 11 - 4.º C) de poemas e músicas de autores portugueses. 

Do ouvir, explorar ao passar à prática, levou a que surgissem poemas brilhantes de crianças de 8/9 anos, alguns deles transformados em músicas. 

Aliado a tudo isto, participamos ao longo do 3.º período (2013/2014) no Projeto de Educação Financeira, Valores de Futuro BBVA, que, além de nos ter levado a estabelecer um plano de poupança que nos fez conseguir pagar a nossa viagem de finalistas, a aprender a trabalhar de forma concreta com o dinheiro e com as questões de poupança (Matemática e Cidadania), nos levou à vertente solidária, pois, tivemos a sorte de partilhar as nossas sessões com a Pilar, Orientadora do Projeto e colaboradora do BBVA, mas também voluntária da Casa (sem abrigo), que, ao contar-nos a sua experiência, nos fez sentir vontade de ir mais a fundo... 

Entretanto, numa visita de estudo algumas das canções chegaram aos ouvidos da Prof.ª Suzete, a nossa Coordenadora, que não quis deixar passar em branco... mas, como não seria de outra forma com a Prof.ª Suzete, ela não quis deixar esta 'questão' apenas pela nossa sala, assim, juntamos amigos, parceiros, colegas, pais (e que pais), professores, assistentes operacionais...

Uma parte do resultado foi este:


Muita força e vontade de ajudar à CASA e CAT Rainha Santa Isabel, vocês fazem a diferença e ajudam a sorrir.

Ficamos muito felizes por contribuir um pouco... Obrigado pela oportunidade que nos deram de aprender a ser solidário, sentir e viver...

sábado, 31 de maio de 2014

Ação Solidária...

Realizamos o nosso Espectáculo Solidário, tivemos muita gente. Mais até do que a que contaríamos.

Tivemos pena que o espaço não tenha oferecido as melhores condições, para que todos pudessem estar mais confortáveis, mas, com boa vontade e espírito solidário, esperamos ter correspondido às expectativas.


Ensaio (Musica e letra do Ricardo Brunheta)

Letras da Carolina Brunheta, Musicas de Ricardo Brunheta.
Obrigado Ricardo e Rui Azevedo, pelo tempo, pela criatividade, pela disponibilidade...






 Obrigado a todos, por nos ajudarem a engariar estes bens para CASA e CAT Rainha Santa Isabel.

Parabéns Ana...

 

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Cogito Ergo Sum

8:45h, lá estávamos nós no local habitual, a nossa sala 11.

9h, demos as mãos, sorrimos e gritamos - Cogito Ergo Sum...

Independentemente dos resultados de um exame, há muito que todos vós têm uma excelente nota...

Sempre vos sonhei Fascinantes! Penso que consegui deixar uma sementinha!




Reunião de pais do 1.º Período...

Ontem fizemos a reunião de pais do 1.º período...

Alguns dos pais demonstraram alguma preocupação quanto ao 'futuro', mais propriamente à ida para o 5.º ano… Questão recorrente e habitual, nesta fase do 1.º Ciclo.

Qual a melhor opção? Que opção?

O 1.º Ciclo é uma etapa singular no percurso escolar de qualquer criança, dando bases para um ‘futuro escolar’, em grande parte devido à particularidade de ser um regime de monodocência (só este ciclo tem), que permite estabelecer laços de conhecimento mutuo entre os vários intervenientes… A transição para o 2.º Ciclo sempre causou alguma ‘insegurança’, em alguns pais (pelos horários, fundamentalmente) …

Quero, de alguma forma ‘sossegar’, sugerir que desfrutem da ‘História’ que ainda temos para escrever…

Como professor, acho que a turma ganha ao manter-se unida, falam a mesma linguagem, entendem-se nas entrelinhas e isso é fundamental para o desenvolvimento de uma boa aula e para a construção e desenvolvimento de conhecimento… Nem sempre é possível, por proximidade, por questões de horário… nesse caso, teremos que nos adequar a isso, tomar a decisão em nosso proveito, especialmente dos nossos filhos…